Notícias

UB CLOUD MANAGED HOST

A recuperação de desastres (DR)

Blog Single

A recuperação de desastres (DR) é a capacidade de uma organização de responder e se recuperar de um evento que afeta negativamente as operações de negócios. O objetivo dos métodos de DR é permitir que a organização recupere o uso de sistemas críticos e infraestrutura de TI o mais rápido possível após a ocorrência de um desastre. Para se preparar para isso, as organizações geralmente realizam uma análise aprofundada de seus sistemas e criam um documento formal a ser seguido em tempos de crise. Este documento é conhecido como plano de recuperação de desastres.

O que é um desastre?

A prática da DR gira em torno de eventos de natureza séria. Esses eventos são muitas vezes pensados em termos de desastres naturais, mas também podem ser causados por sistemas ou falhas técnicas ou por humanos realizando um ataque intencional. Eles são significativos o suficiente para interromper completamente as operações críticas de negócios por um período de tempo. Os tipos de desastre incluem:

 Ataques cibernéticos, como ataques de malware, DDoS e ransomware

 Quedas de energia

 Falha de equipamento

 Epidemias ou pandemias, como COVID-19

 Ataques terroristas ou ameaças

 Acidentes industriais

 Furacões

 Tornados

 Terremotos

 Inundações

 Incêndios

Por que a recuperação de desastres é importante?

Os desastres podem causar muitos tipos de danos com diferentes níveis de gravidade, dependendo do cenário. Uma breve interrupção de rede pode resultar em clientes frustrados e alguma perda de negócios para um sistema de comércio eletrônico.

Objetivo de tempo de recuperação

RTO refere-se à quantidade de tempo que uma organização estima que seus sistemas podem ficar inativos sem causar danos significativos ou irreparáveis aos negócios. Em alguns casos, os aplicativos podem ficar inativos por vários dias sem consequências graves. Em outros, segundos podem causar danos substanciais aos negócios.

RPO e RTO são elementos importantes na recuperação de desastres, mas as métricas têm usos diferentes. Os RPOs são acionados antes que um evento destrutivo ocorra para garantir que os dados sejam armazenados em backup, enquanto os RTOs entram em ação após a ocorrência de um evento.

Recuperação de desastres na nuvem

A ampla aceitação dos serviços em nuvem permite que organizações que tradicionalmente usavam um local alternativo para DR sejam hospedadas na nuvem.

A UB Cloud vai além do simples backup para a nuvem. Nossa equipe de TI configura toda a carga de trabalho m plataformas de nuvem pública em caso de interrupção.

Notícias