Notícias

UB CLOUD MANAGED HOST

ORQUESTRAÇÃO DE CONTÊINER

Blog Single

Comparação de ferramentas de orquestração de contêiner

Para aqueles mais familiarizados com máquinas virtuais, é útil lembrar que cada VM contém sua própria instância de um sistema operacional completo.

Contêineres x VMs

Os contêineres oferecem vantagens significativas sobre as VMs, especialmente para aplicativos nativos da nuvem. Os contêineres são mais leves que as VMs, portanto, utilizam os recursos com mais eficiência. E como os contêineres empacotam o código necessário, o tempo de execução do contêiner, ferramentas, bibliotecas e configurações, ficam altamente portáteis. Um contêiner projetado adequadamente pode ser executado no laptop de um desenvolvedor, em um servidor de data center ou em uma nuvem pública sem modificação.

Os aplicativos em contêiner normalmente decompõem os aplicativos em serviços separados – microsserviços – cada um em seu próprio contêiner e dimensionam executando várias instâncias de contêineres em paralelo.

O que é orquestração de contêineres?

A orquestração de contêiner permite que você acompanhe as necessidades dinâmicas de aplicativos em contêiner automatizando a implantação, o gerenciamento, o dimensionamento e a disponibilidade. Confira;

 Docker Swarm: como o Docker ajudou a popularizar os contêineres, provavelmente não é surpresa que sua ferramenta de orquestração, Docker Swarm, tenha sido uma das primeiras a ganhar visibilidade após seu lançamento em 2013. Embora algumas empresas ainda usem o Swarm, ele é mais adequado para cargas de trabalho menores e seu futuro é um pouco incerto. A Mirantis comprou o Swarm do Docker em 2019, juntamente com o Docker Enterprise. Conforme observado na documentação do Docker: “O modo Docker Swarm está embutido no Docker Engine. Não confunda o modo Docker Swarm com o Docker Classic Swarm, que não é mais desenvolvido ativamente”

 Kubernetes: Kubernetes é uma plataforma de orquestração de contêineres com raízes no Borg, a plataforma que o Google criou internamente para gerenciar sua vasta infraestrutura. O Kubernetes foi open-source pelo Google em 2014 e desde então se tornou um projeto Cloud Native Computing Foundation (CNCF). O Kubernetes cresceu para ofuscar a maioria das outras plataformas de orquestração de contêineres anteriores, tornando-se o padrão de fato. A última pesquisa anual da CNCF descreve o Kubernetes como tendo atravessado o abismo, concluindo que “a adoção de contêineres e o Kubernetes realmente se tornaram populares – o uso aumentou em organizações globalmente, principalmente em grandes empresas”. Rancher: Rancher Labs começou em 2014 para ajudar empresas com aplicativos em contêineres. Depois de desenvolver inicialmente sua própria plataforma de orquestração de contêineres (Cattle), a Rancher mudou seu foco para o gerenciamento do Kubernetes em 2016. A empresa foi adquirida pela SUSE em 2020.

 Red Hat OpenShift: OpenShift é uma plataforma de contêiner popular. Semelhante ao Rancher, a Red Hat desenvolveu inicialmente sua própria tecnologia de orquestração antes de adotar o Kubernetes. O OpenShift empacota o Kubernetes com uma variedade de recursos adicionais e ferramentas de desenvolvedor.

 Apache Mesos: O desenvolvimento do Mesos começou em 2009, antes da popularização dos containers, como uma ferramenta para fornecer gerenciamento de cluster. Ele oferece suporte à orquestração de cargas de trabalho em contêiner e não em contêiner. O Mesos 1.0 foi lançado em 2016. A empresa Mesosphere comercializou o Mesos com sua oferta de DC/OS, tornando uma tecnologia muito complexa mais acessível às equipes de TI. No entanto, em 2019, o Mesosphere mudou seu nome para D2iQ e mudou para… Kubernetes.

 Serviços de nuvem pública: duas das nuvens públicas populares (Amazon e Google Cloud Platform) ofereciam serviços de orquestração de contêiner antes da ascensão do Kubernetes e esses serviços permanecem disponíveis. Todas as nuvens públicas agora oferecem serviços gerenciados do Kubernetes. (A Amazon Web Services oferece EKS, Google tem GKS e Microsoft Azure tem AKS.)

Kubernetes é o padrão de fato

Se você não tirar mais nada das várias descrições acima, lembre-se de que o Kubernetes (ou K8s) deslocou essencialmente as outras alternativas para orquestração de contêineres. Se sua organização planeja adotar contêineres, o Kubernetes provavelmente está no seu futuro.

O modelo SaaS, em particular, oferece rápido retorno do investimento, robustez e confiabilidade, preços flexíveis e facilidade de uso.

Notícias