Notícias

UB CLOUD MANAGED HOST

QUAIS BENEFÍCIOS ÀS APIS OFERECEM?

Blog Single

As APIs podem atuar como um fator chave de flexibilidade e extensibilidade para finanças digitais, oferecendo vários benefícios:

    As APIs melhoram a interconectividade ao permitir que sistemas em silos se conectem uns aos outros por meio de um conjunto específico de protocolos. As APIs são essenciais para a funcionalidade do Banking-as-a-Service (BaaS), que conecta a fintech e outros terceiros aos sistemas dos bancos diretamente por meio do uso de APIs;

    As APIs podem ajudar a facilitar transações específicas de clientes, como bloquear um cartão de crédito;

    APIs podem ser usadas para padronizar produtos e serviços entre regiões;

    As APIs podem desempenhar um papel importante na unificação de serviços entre várias interfaces e produtos;

    APIs abertas (ou públicas) impulsionam a inovação, pois qualquer desenvolvedor pode acessá-las e usá-las para criar algo novo;

    O open banking por meio de APIs pode permitir que as instituições financeiras forneçam com segurança a outras instituições financeiras e fornecedores terceirizados acesso e comunicação contínuos com os dados dos clientes.

Capital um

Nos últimos anos, os bancos comerciais também começaram a mover as APIs para o centro de sua estratégia digital, como o portal do desenvolvedor DevExchange da Capital One, uma plataforma de API bancária baseada em recursos, que oferece aos desenvolvedores a oportunidade de adicionar as APIs da Capital One às suas próprias plataformas. A visão do banco para o DevExchange é oferecer “APIs poderosas que vão além do banco”, oferecendo casos de uso adicionais às transações bancárias tradicionais, de modo que seus serviços incluam uma variedade de opções, como a capacidade de solicitar transações históricas ou participar de resgates de recompensas.

O mesmo hardware pode hospedar vários contêineres. Ao contrário das máquinas virtuais, os contêineres virtualizam no nível do aplicativo. Portanto, eles compartilham o kernel do sistema operacional com o host e virtualizam um sistema operacional sobre ele. Isso significa que você usa menos recursos e mantém ambientes virtuais leves, rápidos e fáceis de configurar.

Os desenvolvedores podem trabalhar no mesmo aplicativo em ambientes diferentes sabendo que isso não afetará seu desempenho. Além disso, eles podem compartilhar dados entre contêineres usando volumes de dados.

BBVA

Em 2018, o banco espanhol BBVA lançou sua plataforma BaaS, Open Platform, nos EUA, disponibilizando comercialmente oito de suas APIs. Isso permite que terceiros criem novos produtos e serviços para clientes acessando e integrando dados bancários do cliente (com sua permissão) em seus aplicativos. Ao abrir APIs dessa maneira, o BBVA se tornou um dos primeiros grandes bancos do mundo a oferecer serviços bancários abertos. De acordo com Derek White, diretor global de soluções para clientes do BBVA, “esta é uma oportunidade de negócios liderada pelo cliente”.

Por que monitorar APIs é essencial

O monitoramento de APIs, no entanto, é fundamental, desde problemas em torno da integração disfuncional até problemas com o processamento de dados, fazendo com que um aplicativo fique lento até um aplicativo que pode falhar completamente.

Além disso, como as APIs são cada vez mais usadas para potencializar integrações complexas e frequentemente envolvem o uso de vários provedores de serviços, se houver um bug ou erro em qualquer nível, isso pode afetar todo o fluxo de trabalho. Um erro tem o potencial de interromper completamente todas as transações comerciais. O monitoramento do desempenho da API, portanto, precisa rastrear cada etapa do ciclo de vida de uma transação e permitir visibilidade de ponta a ponta nas transações da API.

Os benefícios do monitoramento constante de desempenho de APIs

À medida que cresce o impulso para o open banking, o monitoramento de APIs é cada vez mais essencial para o setor financeiro. Como vimos, as APIs são o facilitador digital central do movimento de open banking, alimentando uma série de novos tipos de transações e criando um canal de comunicação entre os provedores de serviços financeiros, portanto, seu bom funcionamento é uma necessidade.

O monitoramento constante de desempenho de APIs pode:

    Identifique pontos de falha em vários componentes da cadeia de entrega, incluindo integrações de API de terceiros e conectividade de rede;

    Reduza o MTTR cortando pontos cegos;

    Habilite o teste fácil da funcionalidade da API;

    Verifique se suas APIs estão retornando os dados corretos;

    Obtenha visibilidade dos microsserviços em sua infraestrutura;

    Garantir que a integração da API seja funcional e disponível em todo o mundo;

    Acompanhe a integridade de APIs de terceiros e implemente seus SLAs.

O monitoramento da API ajuda você a avaliar a experiência do usuário final com base no desempenho da API e garantir que a integração da API em seu site seja funcional e disponível para usuários de qualquer parte do mundo.

Notícias