Notícias

UB CLOUD MANAGED HOST

DOCKER OU KUBERNETES?

Blog Single

Docker e Kubernetes são tecnologias completamente diferentes. Aprender ambos é muito importante. Então qual é a diferença entre os dois?

Ambas as tecnologias são vitais para a conteinerização adequada. Assim, aprendê-los ao mesmo tempo pode colocá-lo à frente da concorrência e transformá-lo em um profissional exigente.

Quando falamos de tecnologias de contêiner, tanto o Docker quanto o Kubernetes são líderes de código aberto.

Docker e Kubernetes são tecnologias completamente diferentes. Você pode usá-los individualmente ou em conjunto. Aprender ambos é muito importante. Então qual é a diferença entre os dois?

Conteinerização

Para entender as diferenças entre o Docker e o Kubernetes, é importante explorar os contêineres. Os contêineres são fundamentais para o desenvolvimento de aplicativos, pois resolvem vários problemas importantes.

Quando um desenvolvedor está codificando, ele está trabalhando em um ambiente de desenvolvimento local. Quando o código entra em produção, alguns problemas podem surgir. O código que funciona bem no computador do desenvolvedor para de funcionar na produção.

Isso pode acontecer por vários motivos, como diferentes sistemas operacionais, dependências e bibliotecas. Aproveitando a conteinerização, os desenvolvedores resolveram o principal problema de dividir o código e a infraestrutura subjacente em que ele é executado.

Com a conteinerização, os desenvolvedores podem empacotar seu aplicativo com todos os compartimentos e bibliotecas em uma imagem de contêiner. Ao utilizar uma plataforma de conteinerização, este container pode ser executado em qualquer computador, anulando o problema de compatibilidade.

O que é Docker?

O Docker é uma plataforma de código aberto projetada especificamente para criar, implantar e gerenciar aplicativos em contêiner.

Os desenvolvedores podem criar contêineres sem o Docker. No entanto, fazer isso no Docker torna a conteinerização mais rápida e simples. A plataforma torna mais seguro construir, usar e gerenciar contêineres.

Basicamente, é um conjunto de ferramentas que permite ao desenvolvedor trabalhar com containers usando uma simples coleção de comandos.

O Docker é tão popular que muitos desenvolvedores usam o Docker e o contêiner de forma intercambiável. No entanto, a tecnologia de contêiner já estava disponível muito antes do Docker se tornar um nome familiar. Por exemplo, o Linux Containers apareceu em 2008, enquanto o Docker foi lançado em 2013.

Tecnologia de contêiner Docker:

    Permite que os usuários desfrutem de portabilidade perfeita

    Oferece atualizações leves

    Fornece criação automatizada de contêineres

    Oferece versão de contêiner

    Tem reaproveitamento de recipiente

    Suporta bibliotecas de contêineres compartilhadas

Todas as funções acima tornaram o Docker uma escolha mais atraente do que o Linux Containers. Aprender a usá-lo pode ajudá-lo a agilizar tremendamente o processo de desenvolvimento de aplicativos, permitindo que seus programas entrem em produção mais rapidamente.

O que é Kubernetes?

O Kubernetes é uma plataforma de contêiner de código aberto que ajuda a automatizar uma variedade de processos manuais envolvidos na implantação, gerenciamento e aprimoramento de aplicativos em contêiner. Com essa plataforma, você pode usar vários hosts executando contêineres e gerenciar esses grupos com eficiência.

Quando os aplicativos crescem e criam vários contêineres implantados em vários servidores, a operação desses aplicativos se torna complexa. Para gerenciar a operação, o Kubernetes oferece uma API de código aberto que controla onde e como esses contêineres são executados.

O Kubernetes funciona com clusters de máquinas virtuais e agenda como os contêineres são implantados nessas máquinas com base nos recursos disponíveis. Os contêineres são agrupados em pods (unidades operacionais básicas no Kubernetes), e esses pods podem ser dimensionados de acordo com os desejos do desenvolvedor.

Resumindo, o Kubernetes automatiza as operações de contêiner.

Docker vs Kubernetes: qual aprender primeiro

Embora o Docker e o Kubernetes possam parecer semelhantes à primeira vista, essas duas plataformas são completamente diferentes. Se você deseja trabalhar com um aplicativo em contêiner sem se preocupar com problemas de implantação, precisa começar aprendendo o Docker.

Se seu objetivo é manter vários aplicativos em contêiner em execução, o Kubernetes é uma ótima plataforma para aproveitar.

Se você é um desenvolvedor, provavelmente precisa primeiro aprender a trabalhar com o Docker. A necessidade do Kubernetes geralmente vem depois.

O take-away

Tanto o Docker quanto o Kubernetes são ferramentas altamente exigidas para desenvolvedores de aplicativos. Quando você aprende sobre conteinerização, ambas as plataformas podem ter um valor significativo para implantar, gerenciar e dimensionar seus aplicativos.

Considere aprender o Docker primeiro para aproveitar as oportunidades de conteinerização para um aplicativo. Em seguida, passe para o Kubernetes para gerenciar vários aplicativos em contêiner simultaneamente.


Notícias